26.4.04

update: tem matéria com o N*E*R*D no Rio Fanzine.

Valorize sua força de trabalho, use a Internet da empresa em que trabalha, cague em horário de expediente, use a impressora de seu chefe até os limites do obsceno. Se conseguir por as mão numa máquina de xerox, xeroque tantos livros quanto conseguir. Tente bolar meios de circular pela cidade sem pagar nada (a pé, de bicicleta, carona ou sei lá o quê), descubra e divulgue lugares bons e baratos para comer, tente trabalhar o mínimo possível e obtenha cultura sem precisar pagar por ela.
Delinquentes


***

.é impressão minha ou o Lenny Kravitz resolveu bichar agora com aquela chapinha no cabelo, hã? alguém por acaso avisou ele que aquele penteado só fica bom no Andre 3000 do Outkast (e nem nele! mas é mais aceitável do que no Lenny)?

semiótica pura, globalização total
o mais legal de Kill Bill, é que o Tarantino não precisa gastar milhões de dólares pra mostrar aquele cinema literal, que empanturra o cérebro com coisas prontas. nesse seu tão alardeado quarto filme, o cinema avança ao regredir para o rádio ou a literatura, dando margem à interpretação pessoal com a matéria-prima. nem por isso é uma produção pobre ou chula. foi preciso um diretor yankee pra fazer o maior filme japonês já visto.

Fluminense como eu
o Carlos Heitor Cony esteve ontém no Salão de Idéias da 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. eu também estava lá. do lado de outra jornalista, a Ana Lee, com quem escreveu seu último livro, O Beijo Da Morte, os dois foram bater papo com uma significativa platéia sobre esse lançamento, propagado como um misto de realidade e ficção que muito me atrai. na verdade, o livro, indefinível (seja como romance ou reportagem), é a realidade escancarada de conspirações políticas que mataram três dos nossos presidentes. não vejo a hora de alguém me comprar esse livro!

***

ACREDITE:
o anti-herói americano é um escritor de quadrinhos!


VOCÊ ACREDITA?
Massacration confirmado em festival paulista.


AH SE EU ACREDITO!
Bois de Gerião já confirmado no Bananada 2004.


INACREDITÁVEL, ME BELISCA?
editora reacionária norte-americana tira sarro do Michael Moore.


***

Verde-amarelo infantil

A importância da mídia na formação cultural das crianças está em contínuo debate. Agora é a vez dos desenhos animados, que viraram tema do projeto de lei do deputado Vicentinho (PT-SP). O foco: exigir das emissoras de televisão abertas e fechadas que veiculem pelo menos 10% de desenhos animados com produção nacional. O percentual mínimo subiria 10 pontos a cada ano, até o quinto ano, estacionando a obrigatoriedade de veiculação em 50% de desenhos animados "verde-amarelos".






o crédito das fotos é de Leonardo Corrêa e Custódio Coimbra, respectivamente.
Revista Imprensa de abril.

ao som de (finalmente!)
Mombojó nadadenovo

19.4.04

entrevista com o Fabio Massari a gente nunca esquece:

SENHORAS E SENHORES: O REVERENDO

Fabio Massari esteve em Santos no último dia de março para lançar seus dois livros na cidade, Rumo à Estação Islândia (Conrad, 2001) e o recente Emissões Noturnas - Cadernos Radiofônicos de FM (Grinta Cultural, 2003). Emissões é uma agradável transcrição das entrevistas que foram ao ar no programa de rádio Rock Report, dirigido e apresentado por Massari. No livro, é possível conferir a estranha admiração do autor pelo Jane’s Addiction, desde os idos até meados da década passada; o estrago causado pelo Nirvana e ascensão da cena independente; muitas críticas a George Bush (pai) e duas citações a Schwarzenegger, uma delas uma verdadeira premonição.

clique pra continuar lendo.


a última edição do Rabisco traz ainda o mais recente filme do Almodóvar, La Mala Educación, e Melissa Auf Der Maur, ex-baixista do Smashing Pumpkins e Hole em carreira solo.

*

O MIDAS DA NOSSA ERA

O maior artista do século 20 e a maior cidade da América do Sul, comemorando seus 450 anos de fundação. São Paulo e o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) até parecem ter sido feitos um para o outro. Esse casamento está sendo celebrado na Oca, um dos prédios projetados por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera, e que é mais conhecido por esse nome graças à sua concepção côncava. Paulistanos e todos os outros brasileiros de passagem pela capital paulista estão, de antemão, convidados a participar do enlace.

clique pra continuar lendo.


***

MAIS UMA DA SÉRIE DE ENTREVISTAS FALSAS COM A MARCA GONZO
dessa vez o estagiário da redação bate um papo fantástico com Bin Laden.


CDS INSTANTÂNEOS
saia de um show com o disquinho da apresentação na mão.


***



N*E*R*D - Fly Or Die. sonho de consumo. pra agora. acredita que eu só fui ver (um trecho ainda) do clipe da primeira música de trabalho, She Wants To Move, no canal RTP português? é o segundo furo recente mais legal desses lusitanos. o primeiro foi ter sido o primeiro canal de TV do mundo a transmitir os primeiros ataques recentes dos EUA à Bagdá.

***

[medo!]
Voz do Brasil na TV

Transmitido obrigatoriamente por todas as rádios do país, o programa A Voz do Brasil poderá ser estendido às emissoras de televisão. É o que prevê um projeto de lei da deputada Perpétua Almeida (PcdoB-AC), a ser votado pelo Congresso Nacional. Com a proposta de ampliar o alcance das informações sobre as atividades dos três poderes, a matéria tornaria compulsória a transmissão do programa na televisão, em horário flexibilizado (entre 19h30 e 00h30).




essas duas coisas aí em cima são da Revista Imprensa de janeiro/fevereiro desse ano. o cartum é de Belmonte, de 1939. já naquela época a América gostava de uma relação extra-conjugal com a guerra. casamento com a paz sempre foi fachada.

***

ABOUT A JOB

eu só sou da opinião de quem que trabalha sofre. e eu não estou a fim de voltar a sofrer tão cedo. podem me chamar de filhinho-de-papai, mas enquanto der pros meus velhos me sustentarem, eu vou continuar a aproveitar de bom grado.

não me corrompo mais por tentadoras (será mesmo?) ofertas de trabalho subalterno, daquelas que aparecem do nada pra você fazer alguma coisa só por algumas horas. pode me chamar de mimado, eu não ligo. melhor ter sido mimado em casa do que pelo dinheiro.

agora eu já consigo visualizar meu plano de vida para alguns anos adiante: morar numa comunidade alternativa ao capitalismo. se todo mundo tem seus sonhos idiotas (ter uma Mercedes, uma mansão, casar com uma top model), então porque eu não posso ter o meu, hein? ria e critique ao vento: quem vai acabar quebrando a cara mesmo sou eu...

ao som de
Blink 182 Blink 182

11.4.04

CIDADÃOS AMERICANOS AMEAÇAM O MUNDO

Não faz muito tempo que as agências de notícia internacionais alardearam uma decisão da MTV americana. O canal anunciou que iria, de certa forma, censurar alguns videoclipes. Eles seriam exibidos em uma faixa da programação que ia das 10 da noite às 6 da manhã do dia seguinte. Até aí nenhuma novidade: Madonna e o clipe dirigido por Jean Baptiste Mondino, Justify My Love, já haviam sido enquadrado nesse horário mais, digamos, 'maduro', da programação.

clique para continuar lendo.


***

6450 FAMÍLIAS
Santos tem o 20º maior número de famílias ricas do país


N.E.R.D'S OF NEPTUNES
Alexandre Mathias e o novo e velho som de Pharell Williams e companhia


MANTENHAM O CARNAVAL PELADO!
o caxias Michael Moore escreve sobre o Brasil


EU AINDA NÃO VI
mas o Marcio Caparica presta mais um bom serviço ao Rabisco


***

sabe o que acontece com o Rio de Janeiro? a cidade maravilhosa não é mais violenta do que a área metropolitana de São Paulo, o interior paulista (esse aliás, tradicionalmente violento, o que fica pra uma outra ocasião discutir), a baixada santista, as outras capitais do país e pólos metropolitanos espalhados pelo Brasil, proporcionalmente.

o que acontece é que sendo a nossa capital turística, diamante do Oceano Atlântico (que Guarujá que nada!), existe toda uma reputação de pregação de paz a ser seguida. é insustentável que um lugar tão bonito como aquele, tenha que conviver com imagens semelhantes àquelas mostradas pela CNN na primeira guerra do golfo: balas cruzando os céus nas imagens daquelas câmeras especiais noturnas, com direito ainda à uma explosão maior ou outra.

e se fosse tão ruim assim morar no Rio de Janeiro, ela não seria a segunda cidade mais populosa do Brasil. carioca é gente muito boa e quem é ou pelo menos mora na cidade, sabe do que eu estou falando.

sendo assim, você paulistano que acha que pra ir pro Rio tem que ser com colete a prova de balas, fique esperto com a carteira ou o celular no seu bolso em qualquer estação do metrô. e quando for pra praia, cuidado redobrado pra não ser seqüestrado e acabar numa pior.

viu só? o Rio de Janeiro é o país inteiro.

***

eu ainda acho que a coalisão aliada no Oriente Médio encontra o Bin Laden até as eleições americanas. quer triunfo maior do que prender o maior carrasco do Tio Sam enquanto o Iraque vai virando um mini-Vietnã, pra salvar o rabo do Bush-filho, hein?

***

(...)

(revisado)

Mas, sinceramente, já pararam para analisar o olhar dos motoristas de ônibus? Sempre parece que enquanto você está subindo os degraus ele está pensando: " Sobe logo ô sem-mãe." ou então, quando você toca a campainha para saltar e ele te dá aquela olhada pelo espelho, parece que ele está querendo ver a cara de quem foi o filho-da-puta que ficou tocando aquela campainha no ouvido dele. Eu vejo nesses caras o perfil exato de alguém que está pra ter um ataque de nervos, uma síncope nervosa, de cometer um micro-atentado urbano, é isso que eles parecem ser, loucos que por uma dor de cabeça acham que podem aterrorizar outras pessoas. E é por isso que eu odeio andar de ônibus.
Mario Braune Leite Show


***

(...)

P.: quais suas bandas preferidas?
R.:No flanco brasileiro, Los Hermanos. No americano Rilo Kiley, que eh uma mistura de country de raiz com o folk americano. Os caras nao sao rockstars, muitos amigos meus aqui foram no show e bateram papo com a vocalista Jenny Lewis, que se mistura ao publico. Alias, o filme preferido dela do ano passado foi Cidade de Deus. Mais cute que isso, so dois disso. Ah, e o mais importante: nenhuma dessas bandas se fortalecem na sua falha.
Ciro


esse parecer sobre a banda tcharroladrão santista é sensacional! tô dando sinceras risadas até agora!

***

(…)

NOTA: Se você for escrever um comentário dizendo que eu faço isso porque no fundo gostaria de ser um publicitário, por favor economize seu teclado. Parem com essa mania de ficar inventando explicações psicologizantes pra tudo. Se eu não gosto de camarão é porque eu queria ser um camarão e nunca poderei ser? Se eu piso em um cocô e me chateio é porque eu queria estar no lugar dele? Ora bolas, peregrinos.
Tiago Teixeira

1.4.04

.show do Gram dia 14 em SP. mais informações no site dos caras: gram.mosva.com.br.

.parece que o UOL resolveu liberar pra todo mundo o conteúdo antes reservado somente para os assinantes, da reportagem feita pela Superinteressante sobre a decadência do Michael Jackson. pra começar a ler clica aqui. bizarro, só agora que eu fui descobrir que um dos filhos do Jacko nasceu no mesmo dia que eu.

.Mike Deodato (o desenhista brasileiro mais bem-sucedido no bilionário mundo das histórias em quadrinhos americanas) vai assumir a arte da principal revista do Homem-Aranha. eu confesso que não me chamou muita a atenção o que o cara fez com o Hulk e Demolidor/Elektra. no entanto eu tenho guardado aqui em casa as revistas da Glory (pra Image Comics) desenhadas pelo cara. leia aqui a notícia e confira aí embaixo o cabeça de teia desenhado pelo brasileiro: