MATURIDADE À FLOR DA PELE
Oriunda de Recife, Mombojó é uma banda que não carrega nas costas a cruz do manguebeat, nem atua sob o dogma corporativista que quis fazer dele, depois do grunge, o novo movimento musical de amplitude planetária da década passada. Pode ser acusada, no mínimo, de ainda fazer ecoar perigosamente os ensinamentos da Nação Zumbi e do Mundo Livre. Mas se for levado em consideração o fato de que é impossível negar essa raiz musical contemporânea, o grupo pernambucano está livre das acusações de falta de originalidade.
clique para continuar lendo.
ao som de
Os Abimonistas Só O Abimonismo Salva
JC13 | o diario virtual do >> jULIO
19.5.04
16.5.04
FAIXA-A-FAIXA COM O PISCADELA 182
Com o álbum homônimo que chegava às lojas no fim de 2003 (quarto da banda lançado por uma grande gravadora), o Blink 182 acabou com o jejum de um ano fora dos holofotes da música pop. Desde o disco anterior do trio, Take Off Your Pants and Jacket, de 2001, o guitarrista Tom e o baterista Travis se embrenharam no inexpressivo projeto paralelo Box Car Racer, Sum 41 e Good Charlotte surgiram para ameaçar o principado do punk-pop mundial (o reinado é do Green Day há muito tempo e ninguém tasca) e companheiros de parada do Blink 182, como Sugar Ray, Smash Mouth e Offspring, apostaram todas as suas fichas em uma duvidosa mistura de rock com música eletrônica. Blink e No Doubt parecem ter sido as duas únicas empresas a saírem com a roupa do corpo dessa jogatina.
clique para continuar lendo.
***
SP UPDATES: sábado foi dia de show do Mombojó, devidamente entrevistados por este que vos escreve. foi noite também de Abimonistas, afinal, só o abimonismo salva. tudo isso no Urbano. já domingo foi dia de entrevistar o Ludov e conhecer pessoalmente os caras do Gram. amanhã vai rolar bate-papo com o Bôscoli sobre o Trama Virtual. você vai ver o resultado de tudo isso em breve, aqui, aqui e aqui.
***
foi CANCELADO o Bate-Papo sobre Jornalismo Cultural na Internet que eu estava organizando para a Semana de Comunicação da Unimonte. peço desculpa aos palestrantes e a quem estava ansioso para ir. vamos ver se ainda no segundo semestre (que é daqui a pouco) rola.
***
NOTÍCIA BOMBA
Cavaleiros do Zodíaco é da Band!
***
CUBA É AQUI
tudo bem em mandar pra casa o americano besta que mostra o dedo do meio na hora de tirar sua foto de identificação para entrar no Brasil, agora, expulsar um jornalista (mesmo sendo do decadente - em termos éticos atuais - New York Times), valendo-se de uma lei aprovada durante a ditadura, aí já é demais, né Lulinha? melhor governar com moderação como andam falando.
e daí se o Lula gosta de encher a cara de vez em quando? os EUA já tiveram um presidente que pulou a cerca e são governados hoje por um ex-alcoólatra que parece estar despachando sobre pleno estado de bebedeira.
***
TARDE COM OS ARTISTAS
perdi a virgindade de Rockgol! sim, eu estive presente no segundo dia de gravações dos jogos que você só vai poder ver no mês que vem, se eu não me engano. estava um frio desgraçado em São Paulo e o local onde aconteceram as pelejas ficam no longínquo bairro do autódromo, Interlagos. durou menos tempo voltar pra Santos do que o trajeto dentro de SP para chegar até a rodoviária.
fiquei mais tempo tirando fotos das celebridades do que vendo as partidas em si. das pelejas que eu conferi, parece que o combinado Br'oz, Felipe Dylon (que foi MUITO xingado), Rapin Hood e Shaman (uma combinação bizarra, convenhamos) promete. das celebridades, a mais concorrida era a Cicarelli. havia uma sinfonia de pensamentos em voz alta pedindo para que ela chegasse perto da arquibancada.
o Roger do Ultrage ficou mostrando a bunda pros torcedores. ele também foi o carrasco do goleiro mais festejado daquela bateria de jogos, Nasi, do Ira!, que num combinado com o Houdini (o vocalista Dani apareceu com os dread locks cortados) também perdeu. já o time do Sepultura levou uma ensacada.
uma informação que eu consegui foi com o Jimmy, vocalista do sensacional Matanza: a banda carioca de rock caminhoneiro está pra confirmar um show em Santos! quando eu perguntei a Jimmy sobre um show na cidade, ele me disse que tem a maior vontade de tocar aqui, que ouve muito falar da cena roqueira da cidade e não vê a hora de tocar nessas terras caiçaras.
***
NINGUÉM REGULA O RAPPA
também estive no show do Rappa, que aconteceu no último sábado aqui em Santos. fazendo uma comparação em termos de performance de palco, a apresentação dessa turnê de O Silêncio Que Precede O Esporro, se parece com o show do Super Furry Animals que eu vi no Tim Fest do ano passado. impressionante como a banda soube aproveitar as imagens projetadas em telões durante a apresentação. Falcão parece ser tomado por uma entidade quando está no palco. tinha me esquecido o quanto que Ninguém Regula A América é boa. Pescador de Ilusões ao vivo fica ainda mais bonita e Lado B, Lado A era simplesmente um esporro de violência sonora nos ouvidos satisfeitos da multidão.
disseram que da platéia, Deborah Secco não parava quieta ao som das canções entoadas pelo seu último grande amor. a moça está pra alcançar a marca de quase 20 presenças em shows do Rappa desde começou seu romance com Falcão.
ao som de (finalmente de novo):
The Strokes Room On Fire
4.5.04
COLETÂNEA DE SENSAÇÕES
Para quem por acaso sentir falta do clima abafado nos fins-de-semana sem sol da baixada santista (com os tambores de temperaturas mais baixas típicas do meio do ano rufando), uma boa opção para passar calor é a 9ª Bienal Nacional de Santos - Artes Visuais. De quebra, ainda vai ser possível conferir 84 obras de 42 artistas selecionados, e sentir na pele também a falta que faz um ar-condicionado no local. Camiseta regata e chinelo no pé são itens indispensáveis: a praia, mesmo suja, tem nova concorrência até o dia 6 de junho.
clique para continuar lendo.
percebam de quem é o crédito das fotos dessa matéria aí em cima: Guilherme As, que também já foi creditado erroneamente por minha causa como Guilerme Augusto dos Santos, aqui ó. de repente o cara deu pra assinar como Guilherme Sagas e eu já tenho dúvidas da sua real identidade. pelo menos o blog dele ainda não mudou de endereço.
***
pra eu te dar a mão nessa hora / levar as malas pro Fusca lá fora, Nando Reis.
***
.vem aí o Bate-papo sobre Jornalismo Cultural na Internet (Cobertura de Entretenimento na Web), organizado por este que vos escreve para a Semana de Comunicação da Unimonte (que aliás, está de site novo bem legal). com participações já confirmadas de Flávia Durante, Hector Lima, Marcel Nadale e Thiago Cardim, o debate vai acontecer dia 20 maio a partir das 8 da noite. quando tiver mais informações de como participar eu posto aqui.
.comer no McDonald's em qualquer lugar do globo é sentir-se cidadão do mundo, da série de frases idiotas proferidas pelos subestimados freqüentadores de faculdades particulares da baixada santista (isso em plena aula de Cultura Brasileira!).
.estreou na MTV o primeiro clipe do último cd dos Racionais MC's, Vida Lôka Parte 2, com 8 minutos! preciso dizer que é sensacional? quer ler poesia escrita nos jornais valendo-se do rap? então clicaqui.
SUPERGRASS EXTRAVAGANZA
depois de ser colocada no topo da lista de músicas preferidas para piqueniques elaborada pelo Jornal da MTV, graças à sugestão feita por e-mail por minha colega de classe Rarine (desculpe se eu não escrevi teu nome direito), Supergrass e seu Alright (da trilha de As Patricinhas de Beverly Hills para os mais desavisados) estão de volta fortes da mídia indie brasileira. a banda britânica ganhou perfil no último Alto Falante (pra quem não tem Rede Minas, todo sábado à meia-noite na Cultura) e foi dada a notícia de que uma coletânea cobrindo toda a história do grupo está pra sair. falaram também que o último disco dos caras é inspiradíssimo e falaram bem. nele tem verdadeiras pérolas como Seen The Light (corrija-me quem souber se eu estou falando asneira) e Grace, que estava em alta-rotação na Popscene quando eu freqüentava a festa mais assiduamente.
.e o Guided By Voices já tem data pra acabar. anúncio oficial no site dos caras.
.divulgadas novas imagens espetaculares de Homem-Aranha 2:
***
(…)
Uma nota final sobre cinema e rock: totalmente alheia à discussão sobre o suposto anti-semitismo, a comunidade black metal do meu bairro aguarda ansiosamente a chegada às telas brasileiras da Paixão de Cristo filmada por Mel Gibson. Se tem uma coisa que a turma dos pentagramas e cruzes de cabeça para baixo não quer perder é duas horas e tanto de Jesus tomando porrada.
Silvio Essinger na Outracoisa.